Reciclagem na Construção Civil

Das Obrigações dos Geradores

Resolução nº307 CONAMA estabelece obrigações para os geradores e para os municípios. O gerador deve ter como objetivo prioritário a não geração de resíduos e, secundariamente, a redução, a reutilização, a reciclagem e a destinação final. O mesmo é responsável pela implantação de programas de gerenciamento de resíduos da construção civil nos seus empreendimentos. Isto envolve o estabelecimento de procedimentos necessários para o manejo e destinação ambientalmente adequados dos resíduos.

Missão & Valores

O envolvimento com a sustentabilidade hoje, deixará um legado importante para as futuras gerações. 

  • Em um mundo em constante transformação e desenvolvimento, as soluções sustentáveis serão cada vez mais enfatizadas e valorizadas pelo sociedade. Uma solução verdadeiramente sustentável precisa oferecer benefícios ambiental, econômico e social. Essa é a nossa Visão.
  • Nossa Missão é desenvolver soluções que transformem o ambiente em que vivemos, colaborar com o crescimento das pessoas em seus âmbitos profissional e social, e deixar para as futuras gerações um novo conceito ambiental envolto de responsabilidade e respeito ao Planeta.
  • Ética, Respeito e Responsabilidade são pilares de uma empresa que busca o envolvimento socioambiental.

Nossa Trejetória

São mais de 5000 toneladas de "resíduos" da construção civil destinados a reciclagem, provendo o sustento à dezenas de famílias e contribuindo com o desenvolvimento sustentável.

3. 05. 2010

Uma Idéia e uma Solução

A busca por oportunidades que pudessem agregar valor ambiental, social e econômico às empresas, e desta forma gerar uma renda residual à própria família, levou o fundador da empresa, Adiel C. Costa, para dentro dos canteiros de obras de uma construtora de São Paulo. O desafio era apresentar uma solução para o descarte de resíduos, que por sua composição podiam ser reciclados, porém devido ao processo construtivo acabavam sendo encaminhados para os aterros, dentro das caçambas, sendo considerados num todo como entulho.
2011 - 2012

Apresentamos o Big Bag

Depois de diversas pesquisas e avaliação dos materiais utilizados em uma construção, percebemos que grande parte deles podiam ser encaminhados a empresas que faziam o tratamento e a reciclagem destes materiais. Porém, seria um processo inviável para o transporte em caçambas, uma vez que as industrias de reciclagem estão localizadas distantes dos centros da capital de São Paulo. Foi a partir desta dificuldade que apresentamos como solução o armazenamento dos recicláveis em Big Bags de Rafia, que posteriormente seriam segregados e encaminhados para reciclagem.
2013-2015

Aprovação e Primeiro Contrato

Com os resultados obtidos durante a fase piloto, a viabilidade da solução foi carimbada, e o primeiro contrato concretizado. Em pouco tempo a System Clean atendia à 30 obras em São Paulo, e crescia no conceito de quem utilizava o serviço.
2015-2016

Nova Administração

Em 2015 a construção civil enfrentou uma das maiores crises da história. Dezenas de empresas foram obrigadas a fechar as portas, e a System Clean também precisou se reestruturar para se manter em atividade. Uma nova administração passou a coordenar a operação da empresa e novas ideias começaram a ser implantadas.
2016-2017

Crescimento na Crise

Mesmo com as dificuldades em diversos setores da construção civil a System Clean se manteve ativa aparecendo como uma solução de grande valor ambiental e econômico para as construtoras.
2018

Login e Senha

Continuando com as inovações no seguimento de transporte de resíduos, a System Clean implantou um sistema de gerenciamento de recicláveis. Através do sistema é possível acompanhar o processo de coletas e a quantidade de materiais coletados em m3 e Kg de acordo com cada categoria. Também é possível fazer download das ctrs e documentos necessários ao transporte. Basta acessar o sistema com login e senha de acesso.
A reciclagem de resíduos da construção civil, além de inúmeros benefícios para a construtora, é uma excelente oportunidade para conscientizar pessoas, e apresentar o quanto é importante os princípios sustentáveis e a participação de todos na questão ambiental.
System Clean S.A.
Fabio C. Costa System Clean S.A.
A reciclagem é uma ferramenta de inclusão social. Muitas famílias são remuneradas através do resíduo que é gerado pelas construtoras. São Paulo tem uma enorme demanda de obras todos os anos, porém ainda há poucas construtoras com processos de destinação adequados para os recicláveis, muitas ainda destinam grande parte do material reutilizável para aterros, o que é um desperdício para a sociedade como um todo.
Aparas Dionísia
Claudemir A. Nascimbene Aparas Dionísia

Homologação e Qualidade

A System Clean priva pela transparência nos serviços prestados.

Quer Saber Mais?